São Tomé e Príncipe



                         A República Democrática de São Tomé e Príncipe é um estado insular localizado no Golfo da Guiné, composto por quatro ilhas, das quais somente duas, São Tomé e Príncipe, são habitadas, situada junto à linha do Equador e a cerca de 300 km da costa Ocidental da África. Tem um clima do tipo equatorial, quente e úmido, com temperaturas médias anuais que variam entre 22 °C e 30 °C.  É um país com uma multiplicidade de microclimas definidos em função da pluviosidade, da temperatura e da localização.  A temperatura varia em função da altitude e do relevo.


                       Sua população é de, aproximadamente, 170.000 habitantes, a grande maioria vivendo nas áreas urbanas, tendo o Português como língua oficial,  sendo falado ainda o forro, o angolar, o lunguye e a religião predominante é a católica.




                       A Bandeira Nacional usa as cores pan-africanas da Etiópia (amarela, verde e vermelha) e duas estrelas de cinco pontas pretas  que representam as ilhas que compõem o arquipélago. A cor verde simboliza a vegetação luxuriante que caracteriza a flora do Arquipélago. Um triângulo isósceles está no lado esquerdo, na tralha, cuja cor vermelha evoca o sangue derramado no decorrer da luta pela Independência. O cacau, principal produção do país, está representado pela cor amarela da banda central.



                      As ilhas de São Tomé e Príncipe estiveram supostamente desabitadas, tese mais aceita pela maioria dos historiadores, até 1470, quando os navegadores portugueses João de Santarém e Pedro Escobar, a serviço do Rei Afonso V, de Portugal, as descobriram. Foi então, uma colônia de Portugal desde o século XV até sua independência, em 12 de julho de 1975, e hoje integra a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).


 
Fontes: Wikipédia / Assembléia Nacional de São Tomé e Príncipe / Ministério da Educação, Cultura, Juventude e Desporto