Curador

Vital Filho

       (Idealizador e Curador da Mostra de Cinema Brasileiro de São Tomé e Príncipe)

                    Vital Filho, carioca, nascido em 1952, é cineasta, ator, jornalista, roteirista, dramaturgo, diretor teatral e produtor, desenvolvendo trabalhos na área cultural desde 1966, quando iniciou carreira. Em sua formação profissional estudou no Curso de Formação de Atores, do Conservatório Nacional de Teatro e direção teatral na Escola de Teatro Martins Penna, no Rio de Janeiro.
 
                  Na área teatral realizou trabalhos de formação de plateia atuando junto às redes pública e particular de ensino, formou e dirigiu grupos de teatro universitário, na Faculdade Direito da UFRJ e na Sociedade Universitária Augusto Motta (SUAM), com ênfase na dramaturgia brasileira.
 
                  Estreou em cinema em 1982, como roteirista e diretor cinematográfico, e exerce funções técnicas (produtor executivo/diretor de produção) tendo atuado na área publicitária (produtora Universo Filmes) e coordenado algumas produções e documentários para a televisão italiana realizados no Rio de Janeiro e Salvador (Bahia).
                  Foi diretor assistente da coprodução Brasil/Itália “Amazonas Connection”, com Henry Silva e Milles O’Keeffe; roteirizou e finalizou, entre outros, o vídeo “Jorge Amado – 80 anos do menino grapiúna” para Verona Filmes e integrou o staff administrativo do FESTRIO (Festival Internacional Do Rio de Janeiro) de 1987 a 1989.
                   Exerceu por quatro vezes consecutivas mandato sindical no STIC (Sindicato dos Técnicos da Indústria Cinematográfica e do Audiovisual do Rio de Janeiro), iniciado em 1998, onde editou o Anuário dos Técnicos de Cinema e Vídeo / 2.000; foi coautor e coordenador do 1º Festival de Cine e Vídeo da Amazônia, realizado em Porto Velho, Rondônia, em novembro de 2001.
 
                  Foi produtor executivo e participou, como ator, nas produções, em curta metragem, “Primavera”, sobre a vida do poeta Casimiro de Abreu e do longa-metragem “Adágio ao Sol”, de Xavier de Oliveira.
 
                   Para a Apema Filmes, dirigiu e roteirizou o institucional “100 anos de estiva” sobre o centenário do Sindicato dos Estivadores do Rio de Janeiro e, em coautoria com o fotógrafo Edison Batista, produz o documentário “Fazendo Filme”, sobre os técnicos de cinema no Brasil, através de depoimentos de profissionais da área e making off.  Está em processo de filmagens.
                  Em 2006 assumiu a produção executiva do projeto cinematográfico, do cineasta angolano Orlando Fortunato, intitulado “BATEPÁ”, filmado entre 2008 / 2010, numa co-produção Angola / Gabão / França, na República Democrática de São Tomé e Príncipe e, no momento, desenvolve com o mesmo cineasta o roteiro cinematográfico, título provisório, “DESAIRE”, a ser filmado em 2012, em Angola.
                  É codiretor e coprodutor, com Paulo Roscio, para Business Television, do documentário “João Roberto Kelly – o homem e sua música”, sobre o compositor homônimo, ícone do carnaval carioca e integrou o coletivo, dirigindo a 1ª parte, que realizou o documentário "Walter Alfaiate, a elegância do samba". trajetória de um artista popular, negro, que finalmente teve sua arte reconhecida e gravou seu primeiro “cd” aos 72 anos de idade.
                 A partir de 2008, com apoio da Riofilme, do CTAV e da representação diplomática brasileira em São Tomé e Príncipe, criou e faz a curadoria da “Mostra de Cinema Brasileiro de São Tomé e Príncipe”, agora em sua quarta edição.










Nenhum comentário:

Postar um comentário